quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Realidade do Brasil contemporâneo

O filme Noticias de uma guerra particular, foi produzido entre os anos de 97 e 98 e exibido em 99, no entanto aparece como um retrato atualizado do Brasil, ou ainda um alerta do que estava por vir. Idealizado pelos diretores João Moreira Sales e Kátia Lund abusam da ousadia e da coragem para retratar a realidade das favelas e de sues personagens, essa realidade só quem convive conhece e passar a ser desconhecida, desprezada pela classe alta e média da sociedade.

Desta forma os diretores do filme, mostram o estado de violência urbana no Brasil, tomando como exemplo o morro de Santa Marta, na capital do Rio de Janeiro. Retrata os morros com seus pontos positivos e negativos e o trafico é mostrado sob a perspectiva violenta, destrutiva, mas também como alternativa para visibilidade, a auto-afirmação e em muitas vezes apresenta-se como representação pública, pois desempenha papeis sociais incumbidos ao Estado (na falta dele, o trafico assume a responsabilidade na comunidade). O filme ainda ressalta o traficante antes de qualquer coisa, como ser humano.

A falta de responsabilidade pública é algo extremamente perigoso, porque coloca o crime, em alguns casos, na posição que compete ao Estado ocupar, os traficantes agem de forma a tentar preencher o descaso dos órgãos competentes. Os jovens idolatram os traficantes e alimentam o ódio pelo governo, até porque a única representação deste dá-se pela policia corrupta violenta, a qual invés de proteger colabora e compartilha com o sentimento de insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário